O sono é um dos pilares da saúde física e mental e da beleza. Contudo, para conquistar seus benefícios, é preciso qualidade no descanso. No entanto, essa tarefa simples pode ser desafiadora para muitas pessoas que sofrem de insônia.
+ As melhores posições para dormir profundamente
+ Automassagem: Aprenda a relaxar, melhorar o sono e diminuir a ansiedade
Especialistas orientam noites de sono contínuo de 6 a 8 horas, para que os benefícios à saúde sejam devidamente aproveitados. Sendo assim, aquelas que sofrem para manter tal rotina devem procurar métodos alternativos para melhorar esse aspecto.
A principal regra é: não se automedique. Invista em métodos práticos, listados abaixo, que prometem promover a qualidade do sono. Caso sinta necessidade, procure ajuda médica.
1 – Cuidado com a alimentação
Fernanda Lopes, nutricionista clínica do Emagrecentro, orienta fazer a última refeição em até duas horas antes de dormir. Nesse momento, as escolhas devem ser pensadas, evitando bebidas alcoólicas e estimulantes como café, refrigerante e chás com cafeína.
A profissional indica uma alimentação noturna com opções leves e estimulantes do sono, como castanhas, vegetais verdes e chás com efeito calmante — melissa, maracujá e camomila.
2 – Pratique exercícios físicos
A importância do exercício físico para a saúde não é novidade. No entanto, a atividade diária também vale para a melhoria do sono. Contudo, visto que, especialmente os tipos aeróbicos, provocam liberação de endorfina — grupo de hormônios que pode favorecer a energia e agitação —, orienta-se finalizar pelo menos uma ou duas horas antes de deitar.
“Exercícios aeróbicos, como caminhar e andar de bicicleta, e treino de força, como musculação e yoga, podem melhorar consideravelmente a qualidade do sono, especialmente quando praticados regularmente. Essas modalidades ajudam a dormir rapidamente e ter sonos profundos. Além disso, estabilizam o humor e relaxam a mente”, complementa Ronaldo Godoi, educador físico e CEO da Red Fitness.
3 – Escolha um colchão adequado
O colchão é um investimento importante para manter a qualidade do sono, bem como da saúde. Para isso, é imprescindível escolher uma peça de qualidade e de acordo com suas necessidades.
“Para fazer a escolha certa do material e nível de firmeza, é preciso perceber a posição que a pessoa dorme. Com isso, quem dorme de barriga para cima ou para baixo precisa de um colchão firme para não dormir com a coluna torta e, para quem dorme de lado, o ideal é um modelo mais macio para acomodar ligeiramente o ombro e quadril”, ensina Jeziel Rodrigues, consultor do sono da Anjos Colchões & Sofás.
O especialista orienta, ainda, manter a manutenção do colchão. Para isso, a dica é deixá-lo em um local arejado, para prevenir ácaros, e virá-lo de tempos em tempos, para evitar que afunde. E não esqueça de trocar a roupa de cama regularmente.